A indústria cerâmica conta com um insumo que oferece inúmeros benefícios: a Dolomita Pré-calcinada Caltec. O produto Caltec para cerâmica vítrea leva o forno a uma melhor taxa de produtividade e menor consumo de combustível. A substituição de uma cal bruta pela Dolomita Pré-calcinada permite adiantar a produção do forno e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo térmico.

A diferença de rendimento acontece em função da tecnologia Caltec. A calcinação realizada pela Caltec transforma a dolomita (um carbonato) em um óxido (dolomita calcinada), reduzindo drasticamente o peso da matéria prima. Isso acontence porque a dolomita é calcinada em blocos e em fornos verticiais, mais eficientes termicamente, e que utilizam biomassa como combustível. O material é um aproveitamento de rejeitos da indústria moveleira, que iriam entulhar os lixões das cidades. A transformação dos restos de madeira em energia ajuda a resolver um sério problema ambiental. O processo mantém intatas propriedades da dolomita.

A dolomita concentrada por calcinação é 54% mais leve e muito mais econômica de transportar, estocar, dosar e aquecer até o ponto de fusão. Já o produto convencional é mais pesado e encarece todo o processo logístico. O forno de vidro é menos eficiente do ponto de vista térmico, usa combustível mais caro e precisa de mais tempo para levar o produto convencional até a fusão. Em todos os aspectos econômicos, é muito mais interessante e sensato optar pela Dolomita Pré-Calcinada Caltec.

As vantagens não se limitam às questões financeiras, mas também adentram a seara da qualidade. A quantidade de sílica presente no produto é controlada dentro de uma faixa estreita, garantindo a estabilidade ao processo de fabricação vítrea. O processo produtivo Caltec também limita a concentração de ferro livre e de óxidos no produto final, gerando uma qualidade excepcional à Dolomita Pré-calcinada para vidro.

dolomitapre02