A Caltec tem a melhor solução tecnológica em cal para todas as etapas de produção de aço, desde a preparação das matérias-primas até o refino. A Dolomita Calcinada Caltec possui maior concentração de magnésio, uma correlação constante entre magnésio e o cálcio e baixíssima contaminação por enxofre e fósforo (ocorrência cerca de 10 vezes menor do que a existente nos principais fabricantes de cal dolomítica do país).

A alta quantidade de magnésio garante melhores resultados em termos de proteção aos refratários e a constância química garante maior estabilidade ao processo, a baixa concentração de fósforo e enxofre significa redução de custo direto, afinal, todo o custo do refino gira em torno da remoção destes elementos do aço.

Além de ótima composição química, a Dolomita Calcinada da Caltec oferece excelente resistência mecânica e alta reatividade, o que contribui não só para diminuição de perdas inerentes a manipulação do produto na usina como ganho direto de produtividade.

As características particulares do insumo e a tecnologia Caltec de calcinação oferecem às siderúrgicas um produto nobre que oferece melhor controle do processo de produção e menor custo para obtenção de aços de melhor qualidade.

A utilização Dolomita Calcinada ou Cal Dolomítica Caltec como fundente na formulação aumenta a fluidez da escória do alto forno, contribuindo para geração de ferro gusa de melhor qualidade. Há mais magnésio útil presente na Dolomita Calcinada da Caltec que nos principais fabricantes de cal do país, o que gera benefícios diretos durante o processo de redução do ferro, contribuindo para diminuição do consumo dos refratários.

O uso da Cal Dolomítica como aglomerante na sinterização e na pelotização pode ser um eficiente meio de redução de custo, porém exige a maximização da hidratação do insumo. Para realizar o processo com eficácia, a Caltec desenvolveu tecnologia patenteada, com resultados comprovados e instalada em mais de 70 empresas brasileiras.

dolomitacalcinada

A Caltec oferece ao mercado siderúrgico e de minério de ferro Dolomita Crua na granulometria indicada pelo cliente para aplicação tanto na produção interna de cal, como na formulação de sínter ou na composição de pelotas.

Para produção de cal, além de ser um produto homogêneo, oferecemos uma Dolomita Crua que não decrepita e que têm excelente porosidade, o que garante ótima calcinabilidade e reatividade do produto final.

Na produção de pelotas, nossa Dolomita Crua garante uma concentração constante entre cálcio e magnésio, permitindo dosagens mais apuradas.

Ao contrário de outras formações geológicas calcárias, com mistura entre os minerais calcita e dolomita, nosso minério é composto 100% por dolomita, por isso oferece maior quantidade de magnésio por tonelada.