A Clarisina® é o melhor e mais avançado clarificante existente no mercado sucroalcooleiro. O insumo ideal para as usinas de açúcar e álcool que desejam produzir com alta qualidade, reduzir custos e aumentar a eficiência no sistemas de troca de calor, aquecimento e tubulações. Com uma insuperável capacidade de neutralização e um baixíssimo índice de formação de incrustações, a Clarisina® oferece o melhor resultado na calagem do caldo (caleação do caldo), gerando alta concentração e um excelente brix de xarope, originando um excepcional açúcar e proporcionando maior rendimento na produção do álcool.

fotohidratacaodacal

O produto, que representa uma grande evolução em comparação à cal comum, conta com o suporte e assinatura tecnológica da Caltec, a maior indústria de cal do Sul do País, com mais de sete décadas de atuação no mercado, que garante assistência técnica integral, controle total de qualidade (certificação ISO 9000) e segurança de fornecimento.

A Caltec tem um compromisso público de realizar todos os esforços para que os clientes consigam aproveitar ao máximo a safra de cana-de-açúcar: a Clarisina® é a concretização desse projeto, uma vez que otimiza a produção sucroalcooleira.

Veja como a Clarisina Funciona

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Clarisina® é um clarificante industrial a base de óxido de magnésio ativo, desenvolvido pela Caltec, especialmente para atender e superar aos mais exigentes parâmetros do processo de clarificação do setor sucroalcooleiro.

ASPECTO FÍSICO

Sólido seco em pó, com densidade (taxa de empacotamento) de 0,80 kg/l.

TEORES DE IMPUREZAS

Resíduo total de dissolução Máx 05,00 % m/m

TEORES DE METAIS PESADOS

Teor de Mercúrio (como Hg) Máx 0,003 % m/m
Teor de Arsênio (como Ar) Máx 0,003 % m/m
Teor de Chumbo (como Pb) Máx 0,0002 % m/m
Teor de Cobre (como Cu) Máx 0,006 % m/m
Teor de Cádmio (como Cd) Máx 0,003 % m/m

TEORES DE DIOXINAS E FURANOS

Teor de Dioxinas / Furanos Máx 500 pg / kg I-TEQ

Resultado expresso em grau de detecção mínima: upperbound 117 – conforme Instrução Normativa do Ministério da Agricultura e Abastecimento.

GARANTIA DE QUALIDADE

  • Lotes identificados com o número do laudo de análise e data de fabricação,
  • Laudos de análise do componente ativo para todos os lotes,
  • Certificados de análises periódicas de dioxinas e furanos,
  • Registro no Ministério da Agricultura e Abastecimento.

ACONDICIONAMENTO

A Clarisina® é apresentada em big bags de uma tonelada (1.000 quilogramas). A Caltec realiza todo o processo de logística reversa, sem custo adicional para a usina, evitando as preocupações com armazenagem e destinação das embalagens.

SEGURANÇA

A Clarisina® oferece maior segurança no processo de limpeza de evaporadores. É bem menos cáustica do que a cal comum (cal calcítica). O funcionário leva muito menos tempo para desincrustrar os resíduos do pré-evaporador, evaporador, aquecedores e vácuos, seja através da utilização da roseta ou do hidrojato e, portanto, a exposição a riscos e acidentes diminui de forma significativa. A redução da insalubridade na atividade profissional vêm de encontro as normas de segurança do trabalho e atende as usinas sucroenergéticas que têm efetiva responsabilidade social.

O custo é um componente essencial nesta questão. A quantidade de horas de limpeza cai sensivelmente, colaborando para o bom desempenho do negócio. De qualquer forma, o produto também possui causticidade, exige cuidados e equipamentos de proteção (EPI) durante o manuseio. Recomenda-se uso de roupas fechadas de algodão, óculos de proteção, luvas e máscara. É importante evitar o contato direto com a pele e proteger completamente as mucosas.

INCRUSTAÇÕES

A Clarisina® é um produto de ponta e oferece grandes vantagens competitivas em relação à cal comum no processo de clarificação. O magnésio, elemento químico fundamental do insumo, forma uma grande quantidade de sais solúveis e, em consequência, a incrustação gerada pela Clarisina® é mais macia, menos aderente e tem menor taxa de formação do que a gerada pela cal comum.

Desta forma, a necessidade de interromper o funcionamento da usina para limpeza mecânica do pré-evaporador, evaporador, aquecedores e vácuos é muito menor, gerando economia de recursos e ganhos substanciais de produtividade. Dados obtidos junto aos clientes demonstram que a redução do tempo de manutenção chega a 60% e a dureza das incrustações diminui cerca de 72% em comparação à cal comum.

TEMPO TOTAL DE PARADA PARA LIMPEZA MECÂNICA

grafico

DUREZA DA INCRUSTAÇÃO PELO CONSUMO DE ROSETAS

grafico01

FERMENTAÇÃO

Os especialistas chegaram a um consenso: o equilíbrio entre o cálcio e o magnésio é altamente benéfico à fermentação do caldo de cana. A substituição de parte do cálcio por magnésio também contribui para o aumento da resistência da levedura aos choques térmicos e ao teor alcoólico elevado, além de contribuir para redução da floculação (o que normalmente é causada por excesso de cálcio). Estudos europeus afirmam que o magnésio ainda tem capacidade de reduzir os efeitos nocivos da toxidade do alumínio sobre a levedura. Portanto, a Clarisina® atende aos todos os requisitos dos técnicos de açúcar e álcool, engenheiros de produçao sucroalcooleira e químicos industriais das usinas.

EXCLUSIVO SISTEMA HIDRATEC

A correta diluição é essencial para o aproveitamento de todo o potencial de alcalinização da Clarisina®, o que previne problemas de instabilidade no pH do caldo, consumo excessivo e resultado medíocre na redução das incrustações. Para garantir que a usina de açúcar e álcool usufrua plenamente de todos os benefícios do produto, a Caltec desenvolveu um processo realizado por um reator compacto, denominado Hidratec®, que promove a diluição dentro dos parâmetros ideais de conformidade e qualidade.

O leite de cal, também conhecido como cal apagada, hidratada ou extinta, derivado da Clarisina® é superior a todos os concorrentes existentes no mercado. A tecnologia Hidratec® foi desenvolvida com pesados investimentos em pesquisa, parcerias com universidades, técnicos, especialistas e clientes. O sistema não gera nenhum custo adicional, é cedido em sistema de comodato e acoplado à planta industrial.

O processo Hidratec® é exclusivo da Caltec e demonstra a preocupação e o compromisso da empresa com o sucesso das operações industriais dos clientes e com a eficácia do insumo. Assim, as usinas podem se concentrar no core business que é a fabricação do açúcar e do álcool. Enquanto a Caltec garante a calagem do caldo de cana-de-açúcar.

CONSUMO E RENDIMENTO

O teor de óxido de magnésio chega a 40% da composição química da Clarisina®, o que gera um poder de alcalinização cerca de 16% maior que o de uma cal comum. Isto é fácil de comprovar: basta comparar as reações de neutralização de qualquer ácido, com o óxido de cálcio (CaO) e com o óxido de magnésio (MgO). Por exemplo, podemos comparar o poder de alcalinização dos dois compostos usando o ácido sulfúrico:

CaO + H2O + H2SO4 => CaSO4 + 2H2O

MgO + H2O + H2SO4 => MgSO4 + 2H2O

Se fizermos o balanço estequiométrico das duas equações acima, demonstramos, partindo da massa atômica do cálcio (40) e do magnésio (24), que os dois produtos podem fazer o mesmo trabalho, porém, que o consumo mássico de cálcio será maior, pois pesa 40% a mais que o magnésio.

Naturalmente, pois em 1kg de cálcio, temos 40% menos moléculas que em 1kg de magnésio. Por isso, 1 kg de óxido de magnésio reativo pode decompor 40% mais ácido que 1 kg de óxido de cálcio. Isto vale tanto para os ácidos formados a partir do enxofre absorvido pelo caldo, quanto para os outros ácidos presentes no processo sucroalcooleiro, ou para o ácido fosfórico ou ainda, para os diferentes ácidos orgânicos, com formação intrínseca ao processo de decomposição da cana desde a colheita.

O objetivo da Caltec é prestar um serviço completo para seus clientes, para isso, oferece uma série de serviços acessórios para os clientes que utilizam o Sistema Hidratec-Clarisina®. Antes mesmo do cliente optar pela implantação do sistema, oferece um teste realizado em uma estrutura móvel, montada sobre o chassi de um caminhão. Neste período, a usina poderá perceber as alterações que a Clarisina® trará ao seu processo e tomar uma decisão consciente sobre o uso do produto. Para permitir a instalação, a Caltec oferece toda a assistência necessária desde o projeto para recebimento dos bags, passando por listagem de peças e equipamento, inclusive verificando peculiaridades do processo de dosagem do leite no caldo.

Durante a instalação toda a equipe da usina é treinada, desde o operador que manipula big bags e opera o Hidratec®, até os responsáveis pelo tratamento do caldo, garantindo assim desde a segurança dos colaboradores até a performance da clarificação.

OFERECEMOS OS SEGUINTES TREINAMENTOS:

  • Clarificação de caldo,
  • Análise laboratorial da cal,
  • Preparo do leite de cal e operação do Hidratec®;
  • Segurança no manuseio de big bags.
  • Além de ministrar os treinamentos, a Caltec oferece certificados de participação aos envolvidos.
pacotedeservicos01

MANUTENÇÃO ANUAL DO REATOR

Uma vez instalado e funcionando, prestamos manutenção preventiva no equipamento e anualmente o Hidratec® é trocado para passar por uma manutenção e limpeza completa. Com esse procedimento, o Sistema opera com 100% de eficiência e o cliente pode usufruir de todos os benefícios gerados por uma perfeita caleação.

sistemahidratec

MONITORAMENTO DE ESTOQUE E ENTREGA

Para manter o abastecimento da usina e evitar qualquer tipo de distúrbio, a Caltec mantém uma equipe de logística monitorando os estoques e se antecipando aos movimentos da programação. Desta forma, garantimos que as entregas atendam impreterivelmente as programações do cliente Caltec.

fotomonitoramento01

Trabalhamos com horário de expedição estendido e juntamente com o follow up da entrega e do atendimento dos técnicos, um email é enviado automaticamente para o cliente cada vez que uma carga sai da empresa.

A correta diluição é essencial para o aproveitamento de todo o potencial de alcalinização da Clarisina®, o que previne problemas de instabilidade no pH do caldo, consumo excessivo e resultado medíocre na redução das incrustações. Para garantir que a usina de açúcar e álcool usufrua plenamente de todos os benefícios do produto, a Caltec desenvolveu um processo realizado por um reator compacto, denominado Hidratec®, que promove a diluição dentro dos parâmetros ideais de conformidade e qualidade. O leite de cal, também conhecido como cal apagada, hidratada ou extinta, derivado da Clarisina® é superior a todos os concorrentes existentes no mercado.

fotosistemahidratec02

REVISTA STAB SET/2002 – ANTES DA EXISTÊNCIA DO HIDRATEC, LANÇADO EM 2004

A tecnologia Hidratec® foi desenvolvida com pesados investimentos em pesquisa, parcerias com universidades, técnicos, especialistas e clientes. O sistema não gera nenhum custo adicional, é cedido em sistema de comodato e acoplado à planta industrial. O processo Hidratec® é exclusivo da Caltec e demonstra a preocupação e o compromisso da empresa com o sucesso das operações industriais dos clientes e com a eficácia do insumo. Assim, as usinas podem se concentrar no core business que é a fabricação do açúcar e do álcool. Enquanto a Caltec garante a calagem do caldo de cana-de-açúcar.

VANTAGENS

  1. Leite de altíssima qualidade fornecido de forma contínua e homogênea, que promove uma caleação eficiente, gera alta concentração de caldo e um brix de xarope de qualidade excepcional,
  2. Redução de incrustações em aquecedores, evaporadores e vácuos,
  3. Aumento significativo nos períodos de campanha,
  4. Redução do tempo de parada do equipamentos,
  5. Diminuição das perda de açúcares causadas pelas incrustações(fato comprovado),
  6. Menor consumo de serviço, desincrustantes, anti-incrustantes, equipamentos e insumos de limpeza,
  7. Melhoria das condições de trabalho pela redução da insalubridade gerada pelo uso da soda no processo de limpeza,
  8. Melhor rendimento térmico,
  9. Maior esgotamento das massas, obtendo méis de baixa viscosidade e acréscimo produtivo,
  10. Queda na ocorrência de floculação causada pelo desequilíbrio entre Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg) na fermentação,
  11. Aumento da resistência das leveduras aos choques térmicos e altas concentrações alcoólicas,
  12. Redução de consumo em comparação à cal comum(calcítica) e também a outros processos de hidratação,
  13. Área de caleação mais limpa, segura e compacta, evitando desperdícios e atendendo aos requisitos de uma indústria alimentícia.

ATENDIMENTO ÀS USINAS QUE UTILIZAM O SISTEMA HIDRATEC

  • A) Assistência técnica 24 horas,
  • B) Instalação e manutenção do reator gratuitas,
  • C) Acompanhamento 24 horas do SHC nos primeiros dias após instalação,
  • D) Treinamento específico para operadores,
  • E) Equipamento reserva disponível,
  • F) Avaliação e relatórios constantes de consumo, eficiência, qualidade e inscrustações,
  • G) Gestão de frete e garantia de pontualidade.

CONSUMO E RENDIMENTO

  • O teor de Óxido de Magnésio (MgO) chega a 38% da composição química da Clarisina, gerando um poder de alcalinização cerca de 16% superior ao de uma cal comum. Isto é fácil de comprovar. Basta calcular a quantidade de ácido sulfúrico, presentes no caldo de cana, que o óxido de magnésio e o óxido de cálcio são capazes de neutralizar. As reações de neutralização são as seguintes:

CaO + H2SO4 => CaSO4 + H2O
MgO + H2SO => 4MgSO4 + H2O

A massa atômica do óxido de cálcio é 56,1, a do óxido de magnésio, 40 e a do ácido sulfúrico, 98. De acordo com os cálculos estequiométricos, 1 kg de óxido de cálcio é capaz de neutralizar 1,75 kg de ácido sulfúrico. Já mesma quantidade de óxido de magnésio decompõe 2,45 kg de ácido, isto é, 40% a mais. Chega-se a conclusão de que o consumo da Clarisina é cerca de 16% menor do que uma cal comum, demonstrando que o produto tem um rendimento superior e que proporciona uma sensível economia.

CAMINHÃO DE DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTO

A Caltec pode oferecer ao possível cliente uma demonstração da eficiência de seus principais produtos através de um equipamento móvel, montado sobre o chassi de um caminhão. Nosso Test Truck permite que sua indústria comprove condições e parâmetros indispensáveis antes da tomada de decisão para implantação de equipamentos ou produtos da Caltec. A realização de testes demonstra ao cliente os ganhos que podem ser auferidos para tornar sua decisão mais segura e efetiva. Teste e comprove. Nosso resultado é melhor.

fotosistemahidratec01