Caltec celebra 80 anos integrando ciência, inovação e soluções
Fundada em 1946 no Paraná a partir de um pequeno forno de cal, a empresa celebra oito décadas de atuação consolidada em todo o país, com tecnologias pioneiras para o setor sucroenergético, forte presença industrial, expansão estratégica no agronegócio e investimentos contínuos em ciência, pesquisa e inovação
Marcada por pioneirismo, inovação técnica e expansão produtiva, ao longo de oito décadas a Caltec consolidou sua atuação em setores estratégicos da economia brasileira e estruturou operações em escala nacional. Hoje, está presente em centenas de usinas de cana-de-açúcar, lavouras e polos industriais em todo o país, com soluções integradas para a indústria e o agronegócio.
No setor sucroenergético, oferece tecnologias que abrangem o plantio da cana e o processo de produção de açúcar e etanol. Na área industrial, é reconhecida como a maior produtora de dolomita do país, insumo estratégico para a siderurgia, tratamento de gases. No segmento de vidro, contribui para a eficiência e a qualidade em diferentes etapas do processo produtivo. E no agronegócio, atua como referência em nutrição vegetal e controle de acidez do solo, com um portfólio que inclui óxidos de Ca e Mg e ferticorretivos granulados desenvolvidos para diferentes manejos e culturas.
“Nossa história começou em 20 de janeiro de 1946, quando um pequeno forno de cal, instalado à beira da estrada, deu origem ao empreendimento que atravessaria gerações. Naquele dia, um empresário ofereceu à família Furquim o único ativo que possuía: um forno de cal. O negócio foi fechado com a entrega de duas jardineiras, veículos utilizados para transporte de pessoas na época, que foram dadas como parte do pagamento. A partir dessa decisão, nascia o embrião da empresa que viria a se consolidar como Caltec alguns anos depois, sustentada desde o início por trabalho intenso, ética, responsabilidade e disposição para enfrentar desafios”, conta Carlos Eduardo Furquim Bezerra, atual Diretor da Caltec e bisneto do fundador da empresa.
Nas décadas seguintes, a companhia cresceu não apenas acompanhando, mas também muitas vezes antecipando, as transformações do mercado. Em 1960, passou a atuar de forma estruturada no fornecimento de corretivos de solo, tornando-se um dos principais fornecedores do Paraná. Já nos anos 1980, ampliou sua presença industrial ao iniciar o fornecimento de cal a granel para concreteiras, sendo pioneira na moagem, em um movimento que reforçou sua vocação técnica e industrial.
“A inovação sempre esteve presente. Um exemplo desse espírito remonta aos primeiros anos da empresa, quando, diante da oportunidade de atuar no mercado de calcário sem dispor da infraestrutura necessária, a solução do meu avô foi improvisar o primeiro moinho. Para isso, um caminhão foi colocado com as rodas para cima, e o movimento do conjunto acionado por uma caldeira passou a ser utilizado como base para rodar o moinho. Esse “dar um jeito” tornou-se uma marca da Caltec, associado à coragem de fazer, testar e encontrar soluções mesmo em cenários adversos”, continua Carlos Eduardo.
Sistema Hidratec Clarisina® — A partir dos anos 1990, com a empresa já na terceira geração, sendo administrada pelo atual diretor Carlos Eduardo, esse impulso inovador ganhou ainda mais força: em 1997, a Caltec lançou a Clarisina®, tecnologia pioneira para a clarificação do caldo de cana, introduzindo o uso do magnésio em alta concentração no processo industrial. No mesmo período, implantou um laboratório próprio com sistema de qualidade, reforçando o compromisso com padronização, controle e base científica. A partir dessa trajetória, tecnologias como a Clarisina® e o Sistema Hidratec® tornaram-se marcos da empresa ao transformar pesquisa em impacto operacional no setor sucroenergético.
Atualmente, a tecnologia está presente em mais de 50% das indústrias sucroenergéticas do país e rendeu à Caltec vários prêmios, o mais recente foi o reconhecimento como Melhor Fornecedora em Tratamento de Caldo no MasterCana & Awards 2025.
Além desse, a Caltec conta com outros prêmios e certificações: em 2004, o projeto Hidratec recebeu o Prêmio CNI de Qualidade e Produtividade, da Confederação Nacional das Indústrias. Dois anos depois, quando completava 60 anos, foi contemplada com o Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, consolidando sua reputação como uma companhia capaz de transformar conhecimento técnico em resultados práticos para a indústria.
Estrutura, qualidade e escala industrial — Paralelamente à consolidação das tecnologias industriais, a Caltec avançou na estruturação de seus processos e operações. Ao longo dos anos 2000, a busca por excelência operacional se intensificou e, em 2011, a certificação ISO 9001 formalizou práticas de qualidade tanto na produção quanto na mineração, fortalecendo a consistência dos produtos e a confiabilidade dos processos.
A inovação também passou a abranger a gestão e a logística e, em 2020, foi lançada a OJO, ferramenta digital para acompanhamento de fretes em tempo real, que trouxe mais eficiência, previsibilidade e transparência às entregas em uma operação de alcance nacional. Já em 2023, a ampliação do parque fabril resultou em um aumento de 1,5 vezes na capacidade produtiva, sustentando o crescimento da companhia em diferentes mercados.
Atuação no agronegócio — Outro marco na trajetória da empresa foi a sua entrada no setor do agronegócio, iniciada em 2014. Para realizar esse movimento, que aproximou mineração, ciência e campo, passou a investir no desenvolvimento de soluções baseadas em óxidos agrícolas. Em 2025, decidiu unificar suas marcas Fertimacro e Agrolitá sob o guarda-chuva institucional da Caltec, padronizando processos e fortalecendo o agronegócio como uma das prioridades estratégicas da empresa.
“A unificação das marcas nos permitiu concentrar investimentos, acelerar o desenvolvimento tecnológico e oferecer soluções cada vez mais integradas e eficientes para o produtor rural”, continua o Diretor da Caltec.
Ciência, inovação e próximos passos — Agora, ao completar 80 anos, em 2026, a Caltec anuncia a inauguração de uma nova sede administrativa e a formalização do Instituto Caltec de Ciência e Tecnologia (ICCT), núcleo independente voltado à pesquisa, inovação e difusão de conhecimento técnico-científico. O ICCT organiza décadas de estudos e dados acumulados pela companhia, amplia colaborações com universidades e centros de pesquisa e fortalece iniciativas de formação técnica voltadas ao agronegócio e à indústria.
“Mais do que celebrar um marco histórico, os 80 anos da Caltec representam continuidade. Para nós, essa é uma trajetória construída por pessoas que não aceitaram repetir fórmulas, mas escolheram estudar, testar, aprender e evoluir. Com valores claros, ética como princípio e compromisso com quem move a indústria e o agronegócio, iniciamos esse novo ciclo olhando para frente, nos sustentando por mais ciência, mais tecnologia e pela mesma inquietude que deu origem à nossa história lá em 1946”, Carlos Eduardo Furquim Bezerra, Diretor da Caltec.
Sobre a Caltec:
Com 80 anos de história, a Caltec é referência em soluções inovadoras para os setores industrial e agrícola, unindo tradição, pioneirismo e excelência operacional. No setor sucroenergético, a Caltec oferece soluções completas, que abrangem desde o plantio da cana até a produção de açúcar e etanol, além de atender mais de 200 usinas do setor sucroenergético com o sistema Hidratec Clarisina.
No segmento industrial, é reconhecida como a maior produtora de dolomita do Brasil, essencial para a siderurgia, tratamento de gases, indústria de vidro e fertilizantes.
Em 2025, a Caltec unificou suas divisões agrícolas fortalecendo seu foco no agronegócio. Líder na fabricação de óxidos de Ca, Mg e S, a empresa é referência em nutrição e controle da acidez do solo, com um portfólio completo que inclui ferticorretivos granulados, microgranulados e refinados, ideais para diferentes manejos e culturas agrícolas.
Para mais informações, acesse: https://caltec.com.br
Outras Notícias